quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vampiros Enchem Os Cofres Dos Produtores de Hollywood

Não há dúvidas que de que os vampiros realmente estão por toda parte agora, certo? E os filmes de vampiros como os de Twilight e os de Underworld, entre outros, representam uma boa parte das arrecadações de bilheterias no mundo todo. A matéria abaixo fala sobre essas quantias e sobre essa fama que não para de crescer. Confiram:
Image and video hosting by TinyPicHollywood tem repetitidamente vendido a idéia de ameaça apocalíptica de aliens, máquinas, cometas, vírus e zumbis, mas quem estava de olho nos vampiros?
Nunca exatamente ausentes da cena do entretenimento, esses eternos sanguessugas se infiltraram em tudo desde grandes e pequenas telas até prateleiras de livrarias, armários de roupas, serviços de downloads, video-games e vídeos, gravadoras e joalherias.
Só nessa semana, a paródia de Twilight da Fox/New Regence, Vampires Suck arrecadou 20 milhões de dólares, e 5 milhões de telespectadores estão acompanhando o novo hit da HBO, True Blood, que já vai para o final da terceira temporada em 12 de Setembro. Enquanto isso, The Passage de Justin Cronin, Breaking Dawn de Stephenie Meyer e Dead and Gone de Charlaine Harris ficam no topo das listas de best sellers.
Esses imortais charmosos estão em toda parte. E como resultado disso, eles estão derramando tanto verde quanto vermelho — cerca de 7 bilhões de dólares desde que a franquia Twilight apareceu há cerca de dois anos, de acordo com as estimativas do THR.
O que começou com alguns mitos antigos e histéricos e um par de lendas assustadoras do século 19 — The Vampire de John Polidori (1819) e Drácula de Bram Stoker (1897) — deram vida a uma indústria inesgotável.

“Começando com uma simples criatura mitológica que foi parte do universo literário por séculos, você pode criar uma história que tem tudo: romance, horror, ação, efeitos especiais, sexo, amor épico, realização de desejo, homem protagonista romântico, vilão bad-boy delicioso, mulheres fodonas, donzelas em perigo, morte, mostros, e finalmente, o herói perfeitamente imperfeito que abriria mão de tudo se isso significasse que ele não passaria a eternidade sozinho,” diz Julie Plec, escritora e produtora executiva da série da CW, Vampire Diaries. “Não fica mais universal que isso.”
Isso chega ao coração sangrento da coisa. Porque eles não são específicos para esse gênero, vampiros têm a liberdade para vagar não somente entre meio termos, mas desde romance a horror, comentários políticos e humor. Sua versatilidade é infinita, balançando entre pura inocência até violência sexy, para que a o público seja todo mundo.
Nenhum outro assunto enfiou seus dentes na cultura pop tão penetrantemente.
Vamos começar com o rei atual. Globalmente, os três filmes de Twilight, lançados em 2008, 2009 e 2010, têm um total de 1.76 bilhões de dólares na bilheteria mundial. Os dois primeiros arrecadaram 160 milhões de dólares cada um mais ou menos em vendas de mídias domésticas (o terceiro sai em Blu-ray/DVD em Setembro). São mais de 2 bilhões de dólares só aí.
Se as próximas duas sequências de Breaking Dawn — as quais a Summit vai lançar em Novembro de 2011 e Novembro de 2012 — fizerem um trabalho similar nos cinemas e no mercado de entretenimento doméstico, isso adicionaria mais 1.7 bilhões de dólares aos cofres.
E isso é somente das versões cinematográficas da série colossalmente famosa de Meyer.
Com Twilight chamando o rebanho, os filmes de vampiros somaram uma média de 3% da bilheteria total dos últimos três anos. Então, por exemplo, com New Moon, Underworld: Rise of the Lycans e Cirque du Freak: The Vampire’s Assistant totalizando 356,7 milhões domésticamente em 2009, isso dá 3.4% dos 10.6 bilhões de dólares da bolada da indústria dos EUA daquele ano.
O outro grande lado do atual assédio consiste de Vampire Diaries e True Blood, a propriedade de maior sucesso da HBO, desde The Sopranos. Determinar o valor de uma propriedade televisiva monstro é mais difícil do que enfiar uma estaca no coração de uma besta sórdida, mas quanto mais o show ficar no ar (pelo menos até sete temporadas) mais dinheiro isso vai tirar em acessórios.
Poucos shows de TV francamente fazem dinheiro; quase todos estão em dívidas até que o mercado posterior entre em cena. Os dois shows tem muita vida restante neles, e enormes bases de fãs, então fontes vêem baldes de dinheiro eventualmente vazando para dentro dos cofres dos produtores de Vampire Diaries, Warner Bros. e CBS, o que também acontece com a CW.
True Blood é ainda mais difícil de se calcular porque parte de seu valor está na construção da marca e trazendo mais assinaturas para serviços de cabo. Ainda assim, estimativas de duas fontes de fora sugerem que se o show durar cinco anos em suas respectivas pontas de estoque, contrator domésticos e estrangeiros poderiam gerar de 100 à 125 milhões de dólares de Vampire Diaries e de 50 à 75 milhões de True Blood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário